Inteligência artificial do YouTube se confunde e exclui vários vídeos – ARQUIVO SOCIAL
NOTÍCIAS

Inteligência artificial do YouTube se confunde e exclui vários vídeos

Nas últimas semanas, o YouTube anunciou que passaria a tratar os conteúdos extremistas de maneira mais dura. Para isso, passaria a usar seu sistema de inteligência artificial para tirar do ar vídeos que exaltassem o terrorismo, como materiais publicados por células do Estado Islâmico, por exemplo.

Na prática, porém, a atitude positiva do YouTube não tem funcionado tão bem: a inteligência artificial tem deletado conteúdos que não deveriam ser tirados do ar, como, por exemplo, materiais jornalísticas que falam sobre o grupo terrorista, mas que não se posicionam a favor. Reportagens e pequenos documentários já foram removidos desde que o sistema foi implementado.

Alguns criadores de conteúdo do site relataram que tiveram até mesmo seus canais removidos por inteiro pelo fato de veícularem conteúdo informativo sobre o terrorismo , mesmo que o extremisto tenha sido apresentado de forma negativa.

A batalha da plataforma contra o terrorismo ganhou mais força nesse ano, após problemas com anunciantes devido a estes conteúdos. Empresas que pagavam para exibir anúncios no sites tiveram suas publicidades colocadas ao lado de vídeos de conteúdo extremista. Isso causou revolta entre as companhias, o que fez com que muitas delas deixassem de anunciar na plataforma.

Um fato curioso é que a plataforma de vídeos chegou a oferecer reembolso às empresas, mas, em alguns casos, este valor foi inferior a US$ 3. Entre as hipóteses para o baixo valor oferecido, está a possibilidade de que as páginas tenham recebido um número muito baixo de views, mas que, mesmo dessa forma, a empresa seja obrigada a oferecer um reembolso devido às cláusulas de contrato.

Outras medidas

Além do uso de inteligência artificial, a empresa tentou aplicar também outras medidas para reduzir o impacto destes materiais. Junto com Facebook, Twitter e Microsoft, o YouTube anunciou a criação de um fórum para combater o conteúdo terrorista. O Fórum Global de Internet para Combate ao Terrorismo, como foi nomeado, servirá para o compartilhamento de soluções em tecnologia para a remoção deste tipo de material. Além disso, também haverá pesquisas de contraposição a este discurso.

Fonte: Tecnologia – iG

 

E você já foi afetado de alguma forma sendo criador de conteúdo do youtube? deixe seu comentário abaixo.

DEIXE SEU COMENTÁRIO ABAIXO

COMENTÁRIO

To Top